quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ESCREVER, O PENSAMENTO OU ESCREVER O PENSAMENTO?

'escrever bem é a arte de descartar palavras que não devem ser escritas'


Essa frase ficou circulando meus pensamentos um tempo antes que finalmente conseguisse dormir
Mas como eu ou qualquer um pode saber que palavras descartar?

Descartar palavras é como descartar conceitos. E qual é o seu?
Temos aqueles que vem do que aprendemos desde o berçário e tem as nossa livre adaptação dos mesmos.

Descartar palavras é como tentar entender os desejos de um poeta ou o que um pintor está tentando dizer em uma tela...
Tanto o poeta como pintor podem ser óbvios, como podem ser sorrateiros e tentarem instigar nossa mente a pensar, a sentir...
Ou eles podem simplesmente não dizer nada.

Ao contrário do que se pensa nem sempre algo que dizer alguma coisa.
Por mais doido que esse comentário pareça é uma verdade. Ao menos pra mim.
Eu tenho o dom de parar e pensar em nada e fico desejando alguém com uma câmera que registre o momento. Por que? Hora favas! Devo fazer uma cara muito inspiradora porque sempre tem alguém pra dizer e ter certeza que estou tendo um pensamento salvador.
Dentro do descarta eu lembro das matérias sobre as pessoas que fazem correção ortográfica e é muito justo que o façam porque eu sempre peco horrivelmente. Então alguém que me faça parecer mais versada no português é sempre muito bom.
Mas baseado no principio que uma vírgula pode mudar a interpretação de uma frase, não estaria esse ‘corretor ortográfico’ humano também alterando meu pensamento, ou o seu ou de qualquer um?
Se eu desenhar uma meia lua? O que me diria... ? Nossa uma meia lua! Para outro ser poderia ser um sorriso e para algum sem imaginação, uma linha torta.
Descartar palavras que não devem ser escritas... isso é quase como dizer: Não diga que gosta de mim, eu já sei.
...será que se eu fizer isso alguém me conhecera da mesma forma?
...será que não é uma maneira de ser politicamente correto?
Eu mudaria essa frase... porque escrever é a arte de dizer o que as pessoas normalmente não tem coragem. Escrever é a arte de conseguir se esconder por entre linhas...
é a arte de inserir ...

Nenhum comentário: